Como dizer “NÃO” – O Guia Absolutamente Completo

Se você é daquelas pessoas prestativas e que não sabe como dizer não, aposto que você tem problemas com produtividade e acumulo de tarefas.

Durante anos, em meus negócios ou empregos formais, eu sempre acreditei que ser prestativo fosse algo obrigatório para meu sucesso. Eu falava “sim” para tudo e para todos e não sabia como dizer não para ninguém.

Eu era tão prestativo que deixava de lado meus afazeres para cuidar dos problemas dos meus amigos, colegas de trabalho, dos gerentes e do chefe. Me lembro certa vez de largar o que eu estava fazendo, que era muito importante, para ir abastecer o carro de um dos gerentes da empresa onde eu trabalhava, porque ele estava atrasado. Nesse dia eu trabalhei até 2h da manhã para terminar minhas tarefas.

Em outro momento, há alguns anos quando eu já era sócio de uma empresa e liderava diretamente 10 funcionários, quase não conseguia dizer “não”. Eu dizia “sim” para todos os pedidos dos funcionários e clientes, pois acreditava que um líder realmente tinha que servir a qualquer custo.

Sabe o que aconteceu comigo nessa época?

Engordei 15kg, me alimentava mal, ficava doente com frequência e chegava ao escritório 7h da manhã e muitas vezes saia as 23h e com minhas tarefas pendentes e tendo que trabalhar de casa.

Só depois de um bom tempo eu entendi que servir ao próximo não tem a ver com ser 100% prestativo e dizer sim para tudo.

Dei um chega pra lá nisso tudo há exatos 8 anos e comecei e falar “não” para muitos pedidos que me faziam e aprendi diversas coisas legais sobre o poder do “não”.

Neste artigo você vai aprender sobre:

  • Porque temos dificuldades em dizer “não”
  • Quais os benefícios de dizer “não” mais do que dizer “sim”
  • Não Vs. Sim
  • 10 formas simples de dizer “não” e seguir sua vida feliz
  • Sobre dizer “não” para seu chefe

Porque temos dificuldades em dizer “não”?

De modo geral, as pessoas muitas vezes sentem que não podem dizer “não” a alguém que lhes pede algo porque não querem ser chatas. Muitas vezes não conseguimos dizer “não” porque não queremos passar a sensação de que não somos pessoas legais ou que não queremos ajudar. Acreditamos que se falarmos “não” a outra pessoa ficará chateada conosco.

Para aprendermos a falar “não”, precisamos primeiro entender porque é tão difícil falar “não”. Relacionei alguns pontos abaixo:

  • Medo de perder oportunidades: quando ficamos com medo de dizer “não” para alguém, muitas vezes ficamos com medo de perder uma oportunidade presente ou futura. Se o seu chefe lhe pede algo e você fala que não pode fazer naquele momento, provavelmente você ficará com medo ou receio de perder o emprego ou algo assim. Isso pode acontecer quando seus clientes te pedem algo também.
    .
  • Medo de ser mal-educado: o “não” tem um poder negativo quando é falado se for falado da forma errada (aprenderemos como falar não neste artigo) e ficamos com medo de, ao falar “não”, sejamos mal-educados com o próximo.
    .
  • Queremos sempre ajudar: somos pessoas boas e sabemos que a ajuda ao próximo pode estar diretamente ligada ao nosso sucesso e eu concordo com isso. Adoro o poder da reciprocidade. Por isso, falamos “sim” muitas vezes pensando em ajudar o outro, mesmo que essa ajuda prejudique nossas tarefas e nosso tempo.
    .
  • Queremos ser bem vistos pelo grupo: acreditamos que ao falarmos “sim” para tudo e para todos seremos bem vistos pelos grupos que participamos. Seja no trabalho, na família ou nas amizades, acreditamos que as pessoas que são mais prestativas são as mais legais do grupo.
    .
  • Medo de danificar os relacionamentos: em um relacionamento, seja marido e esposa ou entre amigos, ficamos com medo de falar “não” e acabar danificando o relacionamento com a pessoa que tanto gostamos.
    .
  • Medo da rejeição: na maioria das vezes a dificuldade em dizer “não” se deve justamente ao medo de sermos rejeitados. Algumas pessoas tem medo e não suportam a ideia de alguém ou algum grupo não a aprovar.

Dizer NÃO ou SIM tem a ver com auto-estima

Quando você concorda com os pedidos do outro e diz sim para tudo e para todos quando na verdade quer dizer “não”, você se corrói por dentro e abre mão das suas vontades. Quando isso acontece, normalmente jogamos a responsabilidade nos outros. Achamos que os outros são exigentes demais, críticos e injustos.

Achamos que o mundo sempre esta contra nós e muitas vezes nós que somos exigentes com nós mesmos. No fundo, esse comportamento de dizer SIM quando se quer dizer NÃO é uma forma de auto-proteção.

A pessoa acredita que esta se defendendo de um mundo exigente e tenta sempre agradar a todos e entrar no “jogo” desse mundo que ela acredita que é tão crítico e exige muito dela.

Esses pontos que citei acima são alguns dos medos que sentimos. Por causa desses medos acabamos dizendo “sim” para tudo e para todos, mesmo que isso acabe com nossa produtividade, nossos sonhos e objetivos.

“Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.”  ― Bill Cosby

Quais os benefícios de dizer “não” mais do que dizer “sim”

Essa comparação vai aparecer na sua cabeça quando você perceber que precisa, em alguns momentos, dizer “não”. Você esta tão acostumado com o “sim” que acredita que na palavra “não” pode não existir tantos benefícios assim. Eu pensava dessa forma, até enumerar os benefícios de dizer “não” quando realmente queremos dizer “não”:

  • Quando falamos “sim” para tudo e para todos estamos dizendo “não” para nossos sonhos: quando nunca temos tempo para nossas tarefas, porque estamos cuidando dos problemas dos outros, estamos na verdade deixando de lado nossos sonhos e objetivos. Nunca temos tempo para cuidar das nossas tarefas e ano após ano as pessoas que ajudamos estão evoluindo e nós não.
    .
  • O “não” faz as pessoas crescerem: quando paramos de ajudar tudo e todos e deixamos que elas mesmas corram atrás da solução dos problemas, acontece algo muito mágico… as pessoas aprendem como se faz algo. As vezes te pedem alguma ajuda com o pretexto que só você sabe fazer aquilo. Bom, se você sabe fazer é porque aprendeu a fazer, não nasceu sabendo e outras pessoas também pode aprender.
    .
  • Tudo, no final, se acerta: as vezes ficamos com medo de dizer “não” por achar que nada vai se resolver. Aprendi algo nos últimos anos, tudo no final se acerta. Quando deixamos de falar “sim” para algumas pessoas e nos focamos em nossos projetos e tarefas, parece que o mundo vai parar. Mas acredite, o mundo não para e as pessoas irão arrumar uma solução sem você.

Não Vs. Sim

Algo que quero que você entenda neste artigo, e que eu aprendi há alguns anos, é que não existe o lado correto a seguir. Se você concordou com os pontos que coloquei acima sobre as dificuldades em dizer “não”, é porque provavelmente você se viu em várias situações como aquelas.

Mas todos os motivos que mostrei acima não são corretos. Desde quando dizer “não” é mais correto do que dizer “sim”? Desde quando dizer “não” vai ser falta de educação? Desde quando dizer “não” vai acabar com seus relacionamentos? Desde quando dizer “sim” é algo que vai destruir você?

Tudo isso são mitos, são programações enraizadas em sua mente e que estão te enganando. O que interessa verdadeiramente é como e quando falamos “não” e como e quando falamos “sim”. Eu adoro o poder da reciprocidade e gosto muito de ajudar as pessoas. Eu falo “sim” em diversos momentos do dia, mas o grande segredo que aprendi e que uso para ser muito mais produtivo, alcançar minha metas, objetivos e sonhos foi aprender a dizer o “não” no momento que ele precisa ser dito.

Ao escrever este artigo eu recebi 2 ligações, mensagens no whatsapp e minha caixa de emails estava com 137 emails para serem respondidos. Simplesmente ignorei tudo. Meu compromisso estava em escrever este artigo e, de certa forma, eu disse NÃO para todas as outras interrupções.

Nem sempre estamos com paciência, disposição ou tempo para dizer “sim” para tudo e para todos, por isso o mais importante é aprender como dizer “não”, até porque este é um direito de todos.

10 formas simples de dizer “não” e seguir sua vida feliz

É muito normal que diante de uma situação que temos que dizer “não”, nós ficamos com medo e tentamos evitar aquele momento e quando não conseguimos, sai o desgraçado do “sim” e pronto, mais uma vez estamos fazendo o que não queríamos estar fazendo.

Ao invés de tentar correr daquele momento ou de dizer “sim”, enfrente a situação e aprenda a melhor forma para falar essa palavrinha simples de três letras, o NÃO.

Conheça 10 formas simples de dizer um “não” bem dito e seguir feliz com sua vida:

1. “Neste momento eu não posso me comprometer com isso, estou com outras prioridades, obrigado!”

Uso bastante essa frase, porque é verdade. Sempre surge alguém querendo realizar projetos comigo e eu acho isso ótimo, significa que as pessoas confiam em mim. Mas eu já tenho uma planejamento para o ano todo e não posso comprometer meus objetivos, então uso a frase acima.

Se for verdade, utilize a frase quando alguém te pedir ajuda ou algo do tipo. Funciona muito bem e as pessoas entendem que você esta realmente com prioridades.

2. “Desculpe, essa não é uma boa hora, estou no meio de uma tarefa importante. Podemos conversar daqui a X horas?”

Eu usava muito essa frase quando meus funcionários precisavam da minha ajuda (ou parecia que precisavam), mas não tinham marcado nenhum horário para falar comigo. As pessoas colocam senso de urgência e prioridade em tudo e na maioria das vezes elas podem resolver sozinhas.

Se você usar esta frase, uma dica que te dou é que você realmente marque o horário que foi combinado e ajude. Não existe nada pior do que uma pessoa que promete e não faz.

3. “Isso não esta em minhas prioridades, mas vou manter isso anotado e pensar sobre o assunto.”

Quando você é uma pessoa prestativa ou se destaca em algo que faz é comum que as pessoas busquem sua ajuda e tentem te envolver em tarefas e projetos que não fazem parte das suas prioridades. Então, se você já tem suas tarefas e metas definidas, não desvie do caminho. Se o que lhe foi pedido não esta em suas prioridades, anote o pedido e depois pense no assunto com calma.

4. “Agora eu não posso. Mas vou pensar sobre o assunto e conversamos depois.”

Outra frase que pode lhe ajudar a dizer um “não” de forma educada é esta. Se você realmente não pode ajudar naquele momento ou acredita que o que lhe foi pedido esta fora das suas prioridades, mas não tem muita certeza, use a frase acima.

Atenção: nunca prometa se acreditar que não vai cumprir. Não custa enfatizar isso.

5. “Acredito que eu não seja a melhor pessoa pra te ajudar. Porque você não fala com fulano?”

As vezes acreditamos que somos bons em muitas coisas, mas não somos. Se somos e conseguimos ajudar, diga “sim” e ajude. Mas se você tem certeza de que o que lhe foi pedido você não sabe fazer tão bem ou não pode ajudar naquele momento, diga isso e direcione a pessoa para quem pode ajudar. Simples assim.

6. “Posso te ajudar com isso amanhã (ou depois) às X horas?”

Agendar uma ajuda é algo que vai te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva. As vezes a ajuda não é para aquele momento e se for possível dizer “sim” em outro momento, diga em outro momento. Mas agende… veja em que dia você realmente pode ajudar a outra pessoa e marque em sua ajuda.

Neste caso eu percebi que 80% das vezes que vou ajudar, a pessoa já conseguiu realizar a tarefa sozinha, então acabo tendo tempo livre na agenda. Marcar algo dessa forma valoriza seu tempo e dá um senso de importância para sua ajuda e a outra pessoa tende a respeitar seu tempo.

7. “Você já tentou pesquisar em algum lugar como se faz isso?”

As vezes os pedidos são tão simples que você sabe que a solução esta em um manual, email, memorando ou, simplesmente no Google. Então, sendo simpática e falando com educação a frase acima você ajudará a pessoa, mesmo dizendo “não”.

8. “Não posso te ajudar agora, porque eu faria de qualquer jeito.”

Isso realmente pode acontecer. Quando alguém lhe pede algo ela espera que você faça o seu melhor, mas as vezes você não esta com tempo ou paciência para fazer o seu melhor e pode acabar fazendo de qualquer jeito. Então, diga a verdade e não ajude.

9. “Eu adoro fazer isso, mas não posso!”

Essa é uma forma educada de dizer “não” se você realmente gosta de fazer o que lhe foi pedido.

Por exemplo: digamos que você goste de sair aos finais de semana e tomar aquela cervejinha com os amigos (eu gosto), mas se você esta trabalhando em um novo projeto, precisa fazer alguma tarefa importante ou esta estudando, não existem motivos para dizer “sim” a um pedido como este.

10. “Não, não posso!”

A forma mais curta parece a mais chata de todas, mas não é. Tente falar isso de frente ao espelho e sorrindo, fica bem mais legal. Esqueça os mitos e conotações negativas da palavra “não” e diga que simplesmente não pode.

Sobre dizer “não” para seu chefe ou alguém que você deve dar satisfações…

Quando se trata de chefes ou colegas de trabalho, fica um pouco mais delicado falar “não”. Mas lembre-se que muitas vezes as pessoas que assumem mais tarefas do que podem entregar, geralmente não conseguem fazer tudo dentro do prazo ou fazem de qualquer forma.

Você quer ser o tipo de pessoa que diz “não” mas faz tudo dentro do prazo ou o tipo de pessoa prestativa que nunca consegue finalizar nada?

Quando se trata dos colegas de trabalho ou do seu chefe, mostre para eles as razões pelas quais você esta negando ajuda naquele momento. Explique porque você não pode ajudar ou ter as responsabilidades extras que lhe pediram mostrando, abertamente, suas prioridades naquele momento. Mas sempre sugira estratégias alternativas ou pessoas que podem ajudar. Nunca se comprometa com algo que não poderá entregar ou que irá comprometer seus objetivos, colocar seu trabalho em risco ou atrapalhar outras pessoas.

Existem muitas formas de dizer “não” sem se sentir culpado, inquieto ou magoar os outros por ser brusco ou rude. Aliás, em todas as frases acima sempre usa a simpatia e educação. O segredo, como citei acima, esta na maneira como você diz o “não”.

Se você não tiver certeza sobre dizer “não” para algum pedido, você sempre terá a opção de pedir um tempo para pensar sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Se alguém persistir com o pedido de ajuda mesmo quando você já disse “não”, você vai precisar ser firme na sua decisão.

Abaixo você pode conferir um vídeo que fiz em 2015 no meu canal no Youtube sobre o poder do “não”. Gravei este vídeo quando tive um evento online chamado UpWeek. Este evento não existe mais, virou a Maratona da Produtividade Imbatível…  

Eu to até com uma cara de mais novinho…hahaha


Pergunta: você já passou por problemas quando disse “sim” para alguém? Qual sua maior dificuldade em dizer “não”?

Comente abaixo, adoraria saber! = )

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário...

Eu sou Chico Montenegro e se eu te pedisse para chutar a bunda da pessoa que mais atrapalha sua vida, aposto que você ficaria um mês sem se sentar direito, certo?

Me siga nas redes sociais e vou te mostrar como ter vergonha na cara, deixar de ser uma pessoa alienada e pegar o controle da sua vida!

Dê uma olhada em meus produtos, treinamentos, livros, eventos e mais materiais que irão destravar sua vida por completo.

Gruda em mim e pegue todas as chaves para destravar e crescer!

Clique no botão abaixo e me siga no Instagram. Todos os dias compartilho posts, vídeos e lives exclusivas com estratégias para obter resultados imediatos.

Clique no botão abaixo e entre em Nosso Grupo Secreto no Telegram. Todos os dias materiais únicos são compartilhados lá, para um grupo seleto de pessoas.

Clique no botão abaixo e se inscreva no Youtube. Toda semana vídeos completos para destravar sua vida, ter mais foco e produtividade para progredir.