série de 3 lições gratuitas – criando produtos digitais lucrativos

LIÇÃO 2 DA SÉRIE DE 3 LIÇÕES

As 5 perguntas Mais Importantes e quase secretas que transformam qualquer ideia ou habilidade em produtos digitais que são máquinas de lucro e transformação

O Checklist Necessário para Construção de Produtos Digitais Hiper Lucrativos

De: Chico Montenegro
São Paulo – SP

“Deixe a perfeição para os tolos, Chico…”

Continuando nossa jornada pela semana que mudou minha vida…

Sexta-feira – 8h15 da manhã: eu estava empolgado quando cheguei na agência da qual era sócio. Estava indo pegar meu tradicional café da manhã e um dos meus sócios estava na cozinha do escritório. 

Antes de pegar o café eu contei para ele o sucesso em vendas: “Cara, fiz 14 vendas de R$ 300,00 ontem à noite. De casa. Pela webcam. Acredita?”

Ele me disse: “Porra, que foda Chico. Parabéns. Eu não acreditava que podia dar certo. Agora precisa criar o produto, né? Entregar e tudo mais… Já está tudo pronto?”

Naquele momento eu saquei meu “planejamento do produto” e mostrei para ele mais de 5 páginas de ideias que eu havia tido para entregar aos alunos o curso mais top sobre Mídias Sociais. 

Ele achou maravilhoso, mas me disse algo que me ajuda até hoje na criação de novos produtos: “Chico, deixe a perfeição para os tolos. As pessoas querem coisas práticas. Tem muito conteúdo no seu planejamento.”

Neste momento, meu amigo(a), eu quero que você preste bastante atenção nesta frase: “Deixe a perfeição para os tolos. As pessoas querem coisas práticas.”

Quando eu tomei a decisão de criar meu primeiro produto digital, não estava em busca dos R$ 100 mil em uma semana. Eu queria apenas um caixa extra, um “segundo salário” e aquilo me deixou muito feliz. 

Lembre-se: eu ganhava R$ 1.500,00 por mês sendo dono de uma agência de marketing e em uma semana fiz R$ 4.200,00 com um produto digital. Fantástico. Até hoje me arrepio ao lembrar disso.

Eu fiquei o dia todo na agência concentrado nos clientes, nos funcionários e em todas minhas tarefas. Mas a cabeça estava matutando e pensando em como transformar todo aquele material em algo mais simples e prático. 

Eram tantas perguntas na mente que talvez algumas delas estejam rondando sua mente agora mesmo:

  • Quantos módulos e aulas meu produto digital precisa ter?
  • Quantas páginas meu e-book deve ter para vender bem?
  • Qual o nome perfeito para meu produto?
  • O que exatamente eu vou ensinar que vai deixar os clientes felizes?
  • O que eu vou entregar de bônus?


Foram tantas perguntas sem respostas que voltando para casa, dentro do carro e ainda pensando no produto a minha cabeça chegava a doer. Então eu me lembrei do que eu disse na Lição #01 e no que o meu ex-sócio me falou…

“Deixe a perfeição para os tolos, Chico. Perfeccionismo é uma forma de procrastinação, de ficar enrolando. Você não vai criar um curso de formação de Ultra Profissionais de Mídias Sociais. Você vai ensinar algo que elas não sabem e precisam naquele momento.”

Eu vou destacar uma parte desta frase acima que me ajuda até hoje e quero que você guarde com muito carinho e leia toda vez que for criar um novo produto digital: você vai ensinar algo que elas não sabem e que precisam naquele momento. Só. Simplesmente só!

Nesta lição de hoje eu vou te contar como, com base sempre em buscar o simples, eu criei até agora mais de 12 produtos digitais e ajudei diversos clientes do Meu Grupo de Mentoria a criarem mais de 30 produtos. 

Apenas pensando de forma simples e fazendo as perguntas certas.

Hoje de manhã, tomando café com minha esposa e antes de escrever está lição para você, ela me disse algo sobre um comercial de TV que estava passando. 

Era um comercial da Marca de Motos Honda: “Olha que bacana, neste comercial eles falam de Planos. Uma pessoa diz que o plano dela é ir visitar a mãe todo fim de semana, a outra diz que é ver o filho virar jogador de futebol. A moto leva as pessoas a realização dos planos…”

Eu ri e disse: “Olhaaaa, já ta expert em marketing hem…”

“Consórcio Honda, é fácil e funciona.”. Simples e objetivo. Preste atenção no preço, vamos falar disso na lição #3…

A minha esposa entendeu algo simples que muitos empreendedores não entendem quando criam produtos digitais: as pessoas estão pouco ligando para seu produto, elas querem a solução, os benefícios, o resultado de forma fácil, prática e rápida.

Um dos meus mentores digitais me disse uma vez: “Pouco importa sua opinião. Se ela não solucionar o problema do seu cliente o seu boleto bancário vai ficar atrasado.”

A Moto da Honda não é algo que eu ou você desejamos ter. Ninguém acorda no domingo de manhã e pensa: “Vou comprar uma moto Honda…”. Não mesmo. 

As pessoas acordam pensando em visitar a mãe, no sonho do filho de virar jogador de futebol e em todos os planos que querem realizar. Sabendo disso, os marqueteiros da Honda mostram os benefícios de ter uma moto para fazer isso.

Expliquei isso para a Tati e ela me disse: “E como você encontra os benefícios? É difícil pensar nisso…”

A resposta é mais simples do que parece: você encontra os benefícios nas perguntas corretas e não no produto. Seu produto digital é meio e não fim, é a moto e não o caminho. Quando você entender isso, tudo muda.

Lembre-se: as pessoas querem o resumo.

O que um vendedor de balas no Semáforo me ensinou sobre posicionamento de Mercado

Eu acredito que com o exemplo acima você tenha entendido o conceito de mostrar os benefícios, ao invés de ficar dizendo que seu produto é o melhor do mundo. 

Um ponto importante aqui é entender que mesmo o menor produto criado (em questão de conteúdo ou preço) é até mais importante do que seu maior produto. Vou te explicar…

Os novos empreendedores digitais seguem a antiga cartilha de: encontrar um nicho, definir o cliente perfeito, criar o melhor produto do mercado e lançar. Isso não tem nada de errado, funciona e ainda vai funcionar durante um bom tempo. Só é arriscado e ultrapassado.

Quando você define um nicho de mercado, defini o cliente que vai atingir com suas ofertas e lança seu produto. 

O que acontece é que você está fazendo o que todo mundo faz. Não existe diferenciação, não existe um fator que mostre ao seu público que vale a pena prestar atenção em você.

No começo deste ano estávamos indo à festa de aniversário da filha de uma amiga em pleno domingo à tarde. Parei no semáforo na zona sul de São Paulo e um vendedor de balas estava lá fazendo seu trabalho. 

Ele deixou esse saquinho de balas no retrovisor e bastou um olhar para ver algo que chamou atenção: posicionamento único.

Um empreendedor de raiz, daqueles que transforma R$10,00 em R$50,00 entendeu um conceito fundamental para ter sucesso nos negócios: vender a satisfação, o desejo, o sonho do cliente ao invés do produto. 

Ele entendeu, talvez sem ter lido nenhum livro de marketing, o que muitos empreendedores não percebem.

Em 2014, quando iniciei meu primeiro produto digital eu já percebi isso. Se não fosse levemente diferente (perceba a palavra “levemente”) eu não iria conseguir ter sucesso no mundo dos produtos digitais.

Por que existem tantos infoprodutores e coachs aparecendo aos montes na internet? Por um simples motivo: a barreira de entrada é muito pequena. Basta ter uma ideia de produto, usar uma fórmula qualquer e começar a vender. Onde está o problema nisso? 

Lá na frente vai parar de gerar frutos e o motivo é mais simples ainda…

“Os Iguais Se Misturam e os Diferentes Se Destacam”. 

Lembra dessa frase?

  • Quantos infoprodutores são iguais a todos os outros infoprodutores?
  • Quantos coachs são iguais a todos os outros coachs?
  • Quantos empresários vendem a mesma coisa e do mesmo jeito que todos os outros empresários?

Einstein já dizia que fazer a mesma coisa tentando ter resultados diferentes é insanidade. Em outras palavras: é dar murro em ponta de faca!

Definir um Nicho e encontrar seu cliente perfeito é importante. Mas não existe pilar mais importante na estrutura do seu negócio do que o POSICIONAMENTO ÚNICO. Saber encontrar uma brecha de mercado e se destacar explorando essa abertura fará seu produto, serviço e negócio crescer 10x, 20x e até 100x mais.

Qualquer produto que seja, do menor ao mais caro, dos e-books de R$ 7,00 a cursos e mentorias de R$ 10 mil. 

Todos eles influenciam em como seu público irá te ver e isso influência se seu negócio digital irá ter vida longa ou será apenas mais um projeto sem pé nem cabeça.

Seu primeiro produto digital precisa ser desenhado para encaixar em uma jornada de novos produtos. Lembre-se que produtos digitais são ativos, eles geram lucro e quanto mais você criar, mais lucro terá.

As 5 Perguntas Mais Importantes – e quase secretas – para Criar Produtos Digitais Simples e que Gera Lucro Diariamente

Esses dias estava na casa de um amigo e ele me disse que estava lendo o livro de Napoleon Hill, “Quem Pensa Enriquece”. Antes disso ele havia lido o clássico de Napoleon Hill “A Lei do Triunfo”. 

Ele me contou que demorou muito para finalizar “A Lei do Triunfo”, afinal o livro tem mais de 600 páginas.

Ele comentou comigo: “Chico, eu vi que o Livro Quem Pensa Enriquece é muito parecido com A Lei do Triunfo. Parece até um resumo. Vale a pena finalizar a leitura?”

E parte que eu mais gosto deste comentário é a que ele diz que “Parece até um resumo…” rsss porque justamente é um resumo do livro principal de Napoleon Hill.

Em 1925 Napoleon Hil lança o livro “A Lei do Triunfo” com 672 páginas. O livro vendeu bem, mas não teve tanto sucesso. Ele havia dedicado 25 anos de estudos e pesquisas para escrever aquele livro e nas palavras do próprio Hill ela havia fracassado, as pessoas não entenderam a mensagem do livro.

12 anos depois, em 1937, Hill lança um novo livro chamado “Quem Pensa Enriquece” com pouco mais de 240 páginas. Esse livro se tornou um dos mais vendidos no mundo gerando mais de 70 milhões de cópias vendidas.

Preste bastante atenção no que eu vou te contar agora…

Napoleon Hill passou 25 anos para pesquisar, estudar e escrever um livro com mais de 600 páginas com TODO O SEU MÉTODO e que quase não vendeu. 12 anos depois ele decidiu lançar um novo livro que era um resumo do seu método e ficou famoso, vendendo milhões.

Por que ele decidiu lançar um novo livro? 

Ele precisava de dinheiro. Ele não esperava ficar famoso e nem vender milhões, ele acreditou que iria ficar famoso com a sua primeira obra, onde estava todo seu método.

Quem me contou essa história foi um dos meus mentores e quando eu entendi isso, rapidamente desenhei novos formatos de produtos, separando meu método de impulsionador de negócios, lucro e autoridade em partes importantes, porém necessárias para meus clientes.

Foi dessa forma que eu entendi, de maneira simples, que existem algumas perguntas fundamentais que servem como base para criação de qualquer produto, método, livro e até palestras. 

E algo ficou mais claro ainda…

Se você explicar de forma simples, as pessoas irão entender. Tudo aquilo que nós entendemos, temos confiança em comprar…

Guarde bem essa informação: Napoleon Hill criou um produto novo não para ficar famoso, mas para ganhar dinheiro. Grave bem a diferença entre fazer algo para “ficar famoso” versus pensar em criar algo que te gere um “segundo salário” ou uma renda extra? 

Napoleon Hill só queria pagar suas dívidas e em 2014 eu também…

Logo Napoleon Hill entendeu que produtos novos se tornavam fontes de renda. Depois disso ele lançou diversos livros, cursos, programas e muito mais. Até hoje em dia existe o Instituto Napoleon Hill que leva seus cursos e treinamentos em diversos locais do mundo, sempre com salas cheias.

Joguei no Google Imagens “Livros Napoleon Hil” só para que você veja a diversidade de produtos.

 
Quando compreendi bem esse conceito, descobri uma maneira simples para criação de produtos usando como base 5 perguntas importantes:
 
  1. O que promete…
  2. O que precisa…
  3. Por que é importante…
  4. Como vai fazer…
  5. Qual o próximo passo…

Quando fui criar meu primeiro produto digital, o Social Media na Prática, eu confesso que não sabia fazer isso. Mesmo assim, se perceber, acabei seguindo estes passos. 

Mas em 2015 quando criei um dos meus mais consagrados treinamentos digitais, o Empreendendo com Blog, segui fielmente essas perguntas.

 
O Empreendendo com Blog tinha uma meta bem clara, até explicita no nome do produto. Minha meta era ensinar como começar um negócio digital usando um blog e obter resultados desde o começo.
 
Este é um produto que não existe mais. Isso porque cada produto passa por um ciclo e pode se reformular ou até mesmo morrer, como fiz com o Empreendendo com Blog que se tornou outros produtos. Tudo se renova.
 

Mas não se preocupe com isso agora. Em breve eu vou compartilhar com você os detalhes do nosso novo grupo sobre Criação e Vendas do Primeiro Produto Digital, onde vou te mostrar cada etapa dos produtos e se você for um dos membros, vai entender o Ciclo dos Produtos Digitais.

Mesmo assim, vou usar ele como exemplo por ter sido um dos primeiros produtos que criei usando essas mesmas perguntas. 

De lá pra cá eu comecei a usar o mesmo método simples para criar todos os meus produtos e ajudar meus clientes a criarem seus produtos digitais, consultorias, eventos, livros e etc…

 
Perfeito, com base nisso chegamos a primeira pergunta importante. Ela parece simples, mas muitas pessoas se confundem e enviam muita informação nesta parte. Lembre-se: faça o resumo.
 
Pergunta #01: O que seu produto promete fazer?
 
No caso do Empreendendo com blog a promessa era simples: Eu vou te ensinar a ganhar dinheiro a partir de um blog.
 
Perceba que eu consigo falar isso para qualquer pessoa. Não preciso criar longos textos e nem ficar descrevendo cada parte do treinamento. A Promessa desperta a atenção. A partir da promessa definida vamos para os próximos passos. 
 
Pergunta #02: O que a pessoa precisa fazer para conseguir ganhar dinheiro com blogs?
 
Este é outro ponto onde o excesso de informação atrapalha. Falei sobre os livros de Napoleon Hill e você deve ter um livro na sua casa, de qualquer autor. Abra e veja como são descritos os capítulos do livro. São simples e diretos, sem termos complexos e sem enrolação.
 
Essa pergunta envolve definição de etapas e não o conceito. Não precisa explicar nada, mostre os passos. No caso deste produto, do Empreendendo com Blog, os passos eram:
 
  1. Encontre um problema no seu mercado
  2. Desenvolva um produto a ser vendido
  3. Crie um blog para gerar conteúdo e autoridade
  4. Transforme os visitantes em compradores

Simples e direto. Uma dica aqui é usar verbos e separar em passos para facilitar o entendimento. 

Nunca use frases como “Meu produto faz isso e aquilo…”, sempre frases mostrando o que a pessoa fará (Encontre, Descubra, Consiga, Transforme, Crie e etc..). 

Pergunta #03: Por que é importante que a pessoa siga esses passos?

Agora sim chegou o momento de explicar cada etapa. Importante nesta fase é sempre lembrar da promessa final, do que ela irá conseguir. Lembre-se do comercial da Honda e do vendedor de balas.

Vou pegar um exemplo: Encontre um problema no seu mercado.
Por que isso é importante?

Encontrar um problema a ser resolvido é garantia de 50% do sucesso do seu negócio com blogs. Quando você tem a certeza de que existe algo que as pessoas querem e que estão buscando, é bem mais fácil conversar com elas sobre a solução. 

Caso você não encontre um problema real, seu esforço criando um blog ou um produto será desperdiçado.

Simples assim. Cada etapa você descrever o porquê é tão importante seguir. Quando você explica o porquê das coisas e a consequência de não seguir os passos, as pessoas entendem de forma rápida e desta forma você se comunica corretamente.

Pergunta #04: Como eu faço isso acontecer?

Quando essa pergunta acontece na mente do seu cliente, você tem uma pessoa totalmente atenta ao seu produto e a sua promessa. Então…
 
  • Você fez uma promessa consistente e de fácil entendimento;
  • Definiu os passos de forma simples que ela precisa seguir;
  • Explicou porque é importante cada etapa;
Agora chega a fase que seu cliente sabe o que precisa fazer, mas ele não sabe COMO FAZER. Nesta fase você simplesmente VENDE o COMO FAZER isso funcionar.
 

Em 2015 eu fiz muitos webinars ao vivo, cerca de 56. Cheguei a fazer 2 por semana vendendo o Empreendendo com Blog. Usei o mesmo ciclo de perguntas que estou te mostrando aqui para vender um produto de R$ 997,00 que gerou mais de 450 alunos. 

E a mensagem sempre seguia o mesmo padrão:

 
“Ótimo, você já sabe O QUE FAZER, PORQUE é importante fazer isso e como Empreender com Blog vai te ajudar a conquistar o que você deseja. Agora, se você quer aprender o PASSO a PASSO e COMO FAZER isso mais rápido e com mais resultados, eu tenho um treinamento chamado Empreendendo com Blog que vai te mostrar exatamente isso…”
 
  • No módulo #1 eu vou te mostrar como encontrar problemas no seu mercado de atuação
  • No módulo #2 vou te mostrar como desenvolver um produto que pode ser vendido sem esforço
  • No módulo #3 vou te mostrar como criar um blog gerador de vendas e autoridade
  • No módulo #4 vou te mostrar como transformar visitantes em compradores todos os dias

Eu vou te contar algo que parece bobo na primeira vez que você lê, depois fica algo tipo “Por que eu não pensei nisso antes?”…

…a maneira mais fácil de gerar clientes com seu produto digital é falar para eles exatamente o que você faz e do jeito que faz. Sem truques, sem gatilhos, sem necessidade de convencer ninguém.

Se você seguir o passo a passo desde a Lição #1 verá que é simples assim. Nesta fase entra a pergunta número 5, que na minha opinião é a mais negligenciada de todas e a mais importante no processo.

Pergunta #05: Qual seu próximo passo?

Quando os membros do nosso Grupo de Mentoria começam um novo produto eu sempre faço a mesma pergunta para eles: qual problema seu produto resolve e qual problema ele cria?

No primeiro momento, quem não conhece meu Método e meu estilo de criação de produtos acha muito estranho essa pergunta: como assim, meu produto não cria problemas, ele só ajuda as pessoas.

Querido leitor e leitora desta série de lições, aprenda algo sobre o cérebro humano: ele é evolutivo, ou seja, sempre quer ir mais longe. 

Então naturalmente o seu cliente vai criar um problema na mente dele, ele vai buscar o próximo passo, o próximo curso, o próximo livro, o próximo mentor…

Então, se ele vai fazer isso, você já pode ajudá-lo.

Em todos os meus treinamentos eu faço questão de antecipar este problema na mente dos meus clientes. Isso não é um gatilho mental, é algo que vai acontecer. Vou lhe dar um exemplo…

Desde que comecei essa série de lições, venho recebendo mensagens e e-mails com perguntas do tipo:

  • “Chico, estou adorando as lições. Como você pode ajudar a criar meu produto digital?”

     

  • “Chico, você vai abrir vagas no seu Grupo de Mentoria no final dessas lições?”


Eu respondo essas mensagens com um “Calma, curte as lições e vai acompanhando.”. Quando comecei essa série de 3 lições eu ainda não sabia o que iria vender ou se iria vender algo.

Só depois de alguns pedidos que eu e minha equipe decidimos criar um novo Grupo de Orientação.

Mas eu quero que você perceba como esse próximo passo é algo natural na mente das pessoas. Elas criam esse desejo e OU você pode ajudá-las OU pode deixar que elas saiam a procura de novas soluções. 

É uma escolha. Eu prefiro ficar próximo dos meus clientes e ajudar cada um deles.

Vamos fazer um breve resumo do que falamos até agora:

  1. Deixe a perfeição para os tolos, crie produtos simples e práticos
  2. Pare de falar de você e fale dos planos que seu cliente deseja 
  3. Se você for igual, vai ter que brigar pra conseguir algo
  4. Autoridade não se constrói com fama, mas com posicionamento único
  5. Criar um produto significa simplificar e não complicar as coisas
  6. Napoleon Hill criou um produto porque precisava de dinheiro
  7. Para criar um produto sempre siga: promessa, o que e por que
  8. Venda dizendo: por que é importante, como fazer e o próximo passo


Na próxima lição eu vou te mostrar como organizar suas ideias e transformar em um produto ou até mesmo em uma série de produtos digitais.
O que você precisa saber agora sobre isso é que um Método vende muito mais que um simples produto.

Vou também te mostrar como pegar onda no que já existe e lucrar com base no que os concorrentes estão criando. Brechas de mercado são grandes oportunidades para construir produtos digitais muito lucrativos e eu estou fazendo isso o tempo todo. Agora mesmo estou fazendo isso.

E também sobre como usar materiais gratuitos para criar produtos que vendem como água. Como disse na lição #1, eu estava escrevendo um artigo sobre Nichos de Mercados Lucrativos. 

Iria publicar de graça em nosso blog, mas usando o mesmo conceito que vou te ensinar na Lição #3 decidimos criar um novo e-book com este material e vender. Exatamente agora quando escrevo essas lições completa uma semana de vendas e já passou de 247 vendas. 

Falaremos mais sobre isso nas próximas lições…

Tem mais uma coisa importante: 

Eu iria segurar essa informação até a última aula. Mas muitas pessoas estão me perguntando se eu vou abrir algum novo grupo de negócios ou vaga para minha mentoria. Para o nosso Grupo de Mentoria, não. Estamos com todas as vagas preenchidas no momento.

Mas em breve eu vou compartilhar com você os detalhes do nosso novo grupo que eu estou criando sobre Construção de Negócios Digitais Sólidos, Lucrativos e Que Irão Gerar Sua Liberdade Financeira…

…Mesmo que hoje ninguém tem conheça.

Será algo totalmente diferente do que eu já fiz até hoje. A minha meta é ajudar pessoalmente um pequeno grupo de novos empreendedores, na modelagem de um negócio digital lucrativo e consistente.

O meu objetivo não é só te ensinar a criar produtos digitais, cobrar ou só vender. Nesse grupo eu vou fazer JUNTO COM VOCÊ cada etapa.

Serão encontros online, onde eu vou ouvir sobre suas ideias, projeto, produtos, público e vou te ajudar na criação do seu produto digital lucrativo, sendo o primeiro, o segundo ou o terceiro. 

Não importa, se você precisa de ajuda para obter resultados, fique de olho. Mais do que isso, vou te ajudar a ter uma estrutura de construção de negócios muito poderosa, sólida e consistente.

Eu vou te ajudar a escolher o nome, definir o preço, o formato da entrega do produto, carta de vendas, sequência de e-mails e por aí vai.

Serão 12 meses de encontros de orientações, um grupo fechado de membros, avançando em cada uma das fases do zero até o seu primeiro produto digital rodando e pronto para gerar lucro diariamente. 

Eu vou compartilhar mais detalhes em breve, mas essa é a ideia geral do novo Grupo de Orientação e Acompanhamento. Como você deve imaginar o valor será algo considerável…

Então é isso. Leia a lição #3 na sequência….

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Chico Montenegro é empreendedor, palestrante e treinador de pessoas…

Descobriu logo cedo que nasceu para ativar a autenticidade e a missão das pessoas que se conectam a ele. Chico é um cara normal, de uma família humilde do interior da Paraíba, mas que descobriu no poder das habilidades mentais estratégias de sucesso e de alta performance que irão destravar sua vida.

Criou projetos digitais que já atingiram mais de 14 mil alunos e clientes, já impactou com sua mensagem mais de 1 milhão de pessoas através de vídeos, podcasts e palestras. Chico acredita que o resultado de uma pessoa é determinado pelas suas decisões, pela sua fé, determinação e pelas suas conexões. 

Casado com Tatiana e pai da Helena, tem um desejo árduo de transmitir conhecimento, sabedoria e transformação para as pessoas que não aguentam viver vidas medianas.

“Você não cria coisas de sucesso, você se cria para ter sucesso…” 

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